sexta-feira, 11 de abril de 2008

Os Nomes dos Seres Vivos - Curiosidades

Afiado ainda nos estudos de biologia do ensino médio? Lembrado das aulas de classificação dos seres vivos, dos critérios de nomenclatura, da nomenclatura binomial dos seres vivos, da sistemática e da taxonomia?
Eu não. De verdade. Mas o estudo científico também pode ser divertido.
Quem nunca ouviu falar em Canis lupus? Tyrannosaurus rex?
Pois é, pode parecer bastante arbitrário nomear os seres vivos. Mas há toda uma série de normas que deve ser seguida. A maioria já deve conhecer, e eu, de cabeça, não me recordo de todas. Mas basicamente, seria:
1) O primeiro nome deve fornecer o gênero, sempre com letra maiúscula, e o segundo, todo em minúsculo, a espécie.
2) Ambos devem ser grafados em itálico ou sublinhados.
3) O nome deve ser em regra em latim (há nomes em grego antigo também), ou seja, língua morta, impassível de mudanças na semântica, atribuindo-se, consequentemente, caráter universal.
4) A unidade básica é a espécie, mas pode haver também uma terceira palavra, designando a subespécie
5) Como para espécies novas o nome pode ser batizado pelo seu nomeador, vindo do nome de pessoa, o segundo termo deve terminar com "i", mas pode indicar região de origem, etc.
Ok, eu disse que poderia ser divertido.
Há quatro instituições que cuidam dessa "patenteação" de nomes científicos: O Comitê Internacional de Taxonomia dos Vírus (International Committee on Taxonomy of VirusesICTV); A Associação Internacional de Taxonomia Botânica (International Association for Plant TaxonomyIAPT); O Comitê Internacional de Sistemática dos Procariotas (International Committee on Systematics of ProkaryotesICSP); E a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (International Commission on Zoological NomenclatureICZN), ficando os fungos por conta do IAPT.
Geralmente, e de muito bom-senso, dá-se o nome em homenagem a celebridades científicas. Exemplo super conhecido é o do Trypanosoma cruzi (em homenagem a Oswaldo Cruz). Mas há aqueles que preferem celebridades artísticas. É tudo uma questão de gosto. Nessa dança, já entrou o nome de Harrison Ford para uma espécie de aranha (Calponia harrisonfordi), e de uma de formiga (Peidole harrisonfordi).
E não poderiam faltar os engraçadinhos: nome de um ácaro - Trombicula fujigmo, acrônimo de “fuck you Jack, I got my orders”.

De qualquer forma, há sempre uma pequena curiosidade por trás de tudo o que estudamos. Estudar pode ser cansativo. Mas, dispondo de um pouco de curiosidade e tempo, o maçante se torna interessante e estimulante.

Texto baseado nos escritos de Andrei Winograd - Já pensou nisso?

4 comentários:

Unknown disse...

Oii isaaa td bom?? caramba meww...a coisa nerd seu ultimo texto! UHAUShUAHSa
+ eu gostei pra carambaa! isso cai no vestibular!!
mew mto sugoi vc escrevendo essas coisas, eu n tenho esse dom!
+ oww dou maior força e sempre q sobrar um tempinho eu dou uma olhadinha=)
super bjos
c cuida

Leonardo Ueda disse...

Gosto também desse tipo de curiosidade. Mesmo na minha área é importante saber um pouco de tudo. Tá bom! Meu sonho de carreira é trabalhar com games numa empresa (de preferência famosa) que me sustente. Pra isso, estou começando pelo TCC que ao mesmo tempo que preciso ler bastante é um estímulo para me adentrar no assunto que é divertido e ao mesmo tempo interessante pra mim! =) Sonho? Talvez, mas eu quero ir atrás... Acho que meus primeiros passos estão sendo dados!

Se eu tivesse disposição, eu leria muito mais coisas interessantes! Lembra outro dia que eu te perguntei como que as pessoas dão nome pras coisas e o significado que elas tem né? Hehe, O mundo é pequeno e grande demais ao mesmo tempo pra absorvermos tanta coisa boa que tem nesse mundo!

Paro por aqui! Não tô "falando" mais coisa com coisa. Até fugiu do assunto, hehe.

Entra nesse blog aqui que fala dos costumes e hábitos do Japão ("Muito Japão")! É bem interessante! =)
http://www.muitojapao.blogspot.com/

Unknown disse...

"Nerd" essa foi boa!
Tpw... nao tive mesmo a intenção... mas que seja... hehehe... era só a título de curiosidade mesmo.
Nerd foi de como nasceu a idéia para a postagem. Eu tomando meu banho e do nada pensei: pq o trevo-de-quatro-folhas é símbolo da sorte? Aew começa a procura... nome científico primeiro né, claro (Marsilea quadrifolia). Procurei, procurei e nada ¬¬' tpw... todo mundo diz q é pq é mais rara. E em Portugal tinha até um projeto de lei pra proteção da marsilea quadrifolia q nao vigorou. Whatever... nao achei o motivo, mas caí nesse site aí do "você sabia" e bem... o resto, virou postagem!
Beijos!
Obrigada a todos!

Anônimo disse...

Nem parece minha filha, esse dom de escrita e pesquisa, só vc mesma...
vá em frente e seja feliz...

que livro vc gostaria de ler agora?