sábado, 14 de junho de 2008

Brincando também se aprende

Criança conta com uma maneira muito prazerosa e eficaz para aprender certas coisas: brincando.E foi dessa forma simples e ao mesmo tempo brilhante e genial, que o Van Gogh Museum - Amsterdã conseguiu aproximar o mundo da arte dos pequeninos. É que o museu conta com atividades lúdicas (só para crianças hein, mas eu já ia querer entrar na fila, afff) que fazem a criança apreciar a arte do renomado artista de forma despreocupada com seus verdadeiros aspectos técnicos. Do tipo, que lhes importa saber que se Van Gogh é expoente do pós-impressionismo ou não? Querem é se divertir, e sem querer... acabam aprendendo!Também, pudera. Entre as atividades, incluem-se audiotour para crianças, workshops em que elas se revelam os artistas, atividades de colorir (obras famosas adaptadas) e até caça ao tesouro, em que os baixinhos (desculpa o termo) devem sair à procura das respostas pelo próprio museu, respondendo às questões que são dadas. Perguntas fáceis como: Se você estivesse sentado junto aos "Comedores de Batatas", quais as comidas que você sentiria o cheiro? Além das batatas, há outras respostas, mas aí é preciso dar uma boa olhadela na pintura antes de responder. Depois eles checam as respostas e ganham um presentinho. Bacana, não?No final, a criançada acaba sabendo mais que os adultos sobre os quadros de Van Gogh. Eu, por exemplo, não tinha reparado que no "Comedores de Batata" há um relógio na sala. Só "descobri" depois de dar uma xeretada no Treasure hunt e ver lá um rol de curiosidades que se aprende com a brincadeira.E acho que o segredo é bem por aí mesmo: transformar o enfadonho e sério em prazer e diversão. Vai dizer que não?




Image by: Van Gogh Museum site

3 comentários:

AkoMi disse...

Olá
obrigado pela sua postagem.
Eu não estava Português, espero que a tradução não é muito mau. Sim, eu também gosto Angela Aki, publicando sua músicas, então eu espero que você queira servir. Vou continuar visitando o seu blog. espero que possamos aprender uns com os outros.
saudações!

dimitrik disse...

Olá!
Estou retribuindo sua visita. ;)
Gostei muito do seu blog. Topa uma parceria?

Dimitri
www.sopadecerebro.com

dimitrik disse...

Legal! Seu link tambem já está lá no blog. ;)