domingo, 20 de julho de 2008

Agosto: navegando na leitura

Entre os dias 14 a 24 de Agosto acontecerá a 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Evento organizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) a cada 2 anos, terá um maior investimento voltado às crianças e jovens, na faixa dos 5 aos 17 anos. E não é por menos. Segundo a OSCIP Instituto Pró-livro, a pesquisa realizada - Retratos da Leitura - mostra que além da faixa etária dos 30 a 49 anos e dos jovens entre 18 e 24 anos, outra faixa que se destaca é justamente a dos 5 aos 17 anos (Segundo Ibope: 39% dos 95,6 milhões de leitores de livros no Brasil estão entre os 5 e os 17 anos)*

Nesse link que foi passado, consta uma série (enorme) de dados, gráficos, tabelas comparativas, etc. Eu achei sinceramente impressionante.

O Brasil, apesar do alto índice de analfabetismo, sem dúvida tem expandido seu número de leitores. Surpreendeu-me a taxa de 35% do seguinte gráfico:

[Clique na imagem para ampliá-la]

Em suma, foi só um post com desejo de passar informação "pra frente" e deixar escapar um pouquinho do meu contentamento em relação à atividade que mais me ocupa: a leitura.

------
*Fontes:

Revista Ler & Cia - edição 21
Bienal do Livro

Nenhum comentário: