quarta-feira, 2 de julho de 2008

Imagem e Personalidade

Cada pessoa, como indivíduo, possui uma personalidade pela qual propriamente se descreve, porém nem sempre é esta compatível com a qual gostaria de ter ou com a qual os outros a conhecem.
Criar uma imagem singular e própria constitui resultado de inúmeros processos: da educação e cultura que se teve e tem contato, dos gostos e das preferências e do que ela estabelece como meta, por exemplo.
Pelo fato de a imagem configurar aquilo que se quer passar aos outros, tem aspecto externo.
Essa criação, por sua vez, é contínua, posto que o tempo influi nas prioridades, nos interesses e nas opiniões do indivíduo. Mas a personalidade - sendo o objetivo da auto-afirmação como pessoa - significa caráter, e é existente no foro particular interno.
Independente disso, pode-se dizer que a pessoa "representa papéis", que a torna diferente em meio a outros indivíduos, representando outros papéis. E é por meio destes que existe a inter-relação, o diálogo e o conhecimento.
São os papéis que fazem as pessoas interagirem, criarem afinidade e se coletivizarem, e, ainda assim, permanecerem individualizados. Mas somente na convergência entre imagem e personalidade este papel ganha exclusividade e sentido, tornando verdadeiro o conhecimento que se tem sobre si mesmo.


Image by Escher

Nenhum comentário: