sexta-feira, 25 de julho de 2008

Moda: bobagem aceitável

Eu não entendo NADA de moda. Mas acompanho as revistas mensais da Vogue, já que as
recebemos em casa na frequência de sua edição. E não escondo: por mais consumista que seja este mundo fashion, eu sou apaixonada pelos ensaios, pelas cores todas, pelos jogos de luz e todo o cenário (virtual ou não) em que as fotos são expostas. Em verdade, admiro o trabalho das grandes top models existentes por aí. Posso dizer que me parece uma forma de arte peculiar. Primeiro pela criatividade dos estilistas e suas habilidades manuais, segundo pelas próprias expressões das modelos. Li uma vez, na Vogue mesmo, que Carol Trentini era muito querida mesmo entre os produtores e fotógrafos, simplesmente porque era ela quem deixava as fotos ficarem maravilhosas. Pois, não importava o frio que estivesse, ela sempre conseguia sair linda e sorridente na foto. E realmente, quem vê as fotos não acredita nas adversidades que a top teve de enfrentar.
E concluindo minha ideia de arte, pelo talento dos fotógrafos e produtores (todos - dos maquiladores, dos cenógrafos) e também dos editores, inclusive os responsáveis pela distribuição das fotografias e os textos que as acompanham, dando um novo sabor à imagem já satisfatória.





Ok, esse glamour todo chega a enfeitiçar. São rótulos e rótulos nos tornando vitrines ambulantes das marcas que optamos. Mas, mais do que a marca em si, acho legal quem sabe se vestir de uma forma icônica, que a marque como sendo exatamente a pessoa que ela é, e não quem ela mostra ser ao mundo.
E tudo bem que de repente, ou frequentemente, nossa decisão seja a de pegar a primeira calça jeans e blusinha que virmos à nossa frente, jogada na cama. É bom aceitar-se saindo mundo afora com o espírito de "hoje me basta não sair nua".
Acho que a sacada da coisa está bem nisso mesmo: respeitar seu sentimento de querer se expor ou não aos outros ou como um verdadeiro parâmetro da moda, ou como um estiloso despreocupado com o que anda impresso nas páginas das fashion magazines, ou simplesmente querer esquecer pelo menos de vez em quando um pouco dessa bobagem toda tão contagiante.

2 comentários:

Carla Menezes disse...

Andei assistindo aquele "America's Next Top Model" e passei a me interessar no trabalho final de uma produção cheia de detalhes. É bem legal ver todo o processo e o resultado no fim de tudo...

Mudou a cor do blog!

Sumi por causa das intercorrências da vida!

Ayway, I'm back!

:**

Unknown disse...

Seja sempre (re)bem-vinda!!! ;)