segunda-feira, 7 de julho de 2008

Sob o efeito das Férias

Eu costumava brincar muito com lego quando era criança. A-do-ra-va! Reuníamos sempre aqui em casa para montar as mais divertidas obras em puro plástico. Eram cidades inteiras, os carros, as casinhas, as lojas, supermercados... o lago, o mar, o oceano. Barcos, aviões, karts e até inúmeras tentativas frustradas de carrinhos em trilhos e teleféricos. Bom, embora muitas de nossas criações talvez merecessem a mais digna patenteação, o melhor da brincadeira era simplesmente montar! Sim, por mais legal que alguma coisa ficasse, era muito fácil simplesmente enjoar. E dá-lhe desestruturação. A euforia durava enquanto se faziam as tentativas, enquanto era preciso pensar no "projeto", enquanto se ficava procurando pelas peças ideais num verdadeiro caça-ao-tesouro, dentro das enormes caixas recheadas de plásticos coloridos.

Como bem colocado no livro O Mundo de Sofia: "Por que o lego é o brinquedo mais genial do mundo?"


[...] Em primeiro lugar, são indivisíveis. Em segundo, diferem entre sina forma e no tamanho, são compactas e impermeáveis. Além disso, as peças de Lego possuem ganchos e engates, por assim dizer, o que permite que sejam combinadas na construção de todo tipo de figura. Tais ligações podem ser desfeitas para que as mesmas peças possam ser reaproveitadas na construção de novos objetos.

Justamente por possibilitarem seu reaproveitamento é que as peças de Lego se tornaram tão populares*. A mesma peça de Lego pode servir hoje para a construção de um carro, amanhã para um castelo. Ainda por cima, podemos dizer que são "eternas". As crianças de hoje podem brincar com as mesmas pedras que fizeram a diversão de seus pais quando eles ainda eram crianças.



Recapturada por este espírito da infância (pudera, clima de férias... criançada em casa), não me contive em postar essas imagens, que já tinha visto há algum tempo, ilustrando bem o poder de diversão e o quesito de um quase arquiteto para os grandes fãs do brinquedo.







Sim, você conhece essa imagem. Sim, ela foi montada com as famosas peças de Lego. Não, não é possível tal construção. Assim como Escher cria uma ilusão de óptica com sua famosa obra Waterfall, aqui foi necessário uma pequena intervenção cirúrgica virtual.



Caramba, eu estou impressionada até agora com as semelhanças.
*Populares pode até ser, no sentido de divulgação, mas os preços são bem elevadinhos...

Boas Férias a todos!!!

Nenhum comentário: