sexta-feira, 1 de maio de 2009

Retórica - a mim mesma

Já perdi as contas de quantas vezes voltei a ler "O mundo de Sofia".
Desta vez, porém, estou lendo em espanhol.
Acho engraçado essa coisa de língua. Uma mesma frase pode mudar tanto o sentido dependendo da versão.
O mundo de Sofia, como tantos já devem saber, conta a história de Sofia Amundsen, uma menina prestes a completar seus 15 anos de idade. Em meio a tantos acontecimentos estranhos acaba descobrindo uma realidade totalmente nova.
Resumindo uma ideia essencial do livro, Sofia começa a receber cartas anônimas cujo conteúdo são verdadeiras aulas de filosofia. Um filósofo é o remetente delas, e diz que quer resgatar Sofia da habitualidade do mundo. Mundo em que as pessoas já não se impressionam mais, em que as pessoas perdem a capacidade de admiração.
Paro com a história do livro em si.
Em português, a tradução do desejo do filósofo para com Sofia foi a seguinte: Quero que você viva uma vida instigante.
Eu, porém, lendo sua versão em espanhol agora, achei-a muito mais rica: Quiero que vivas una vida despierta. E finalmente, ao ler essa frase, as coisas me fizeram mais sentido.
A dúvida que me veio à tona, portanto, foi inevitável: quantos de nós será que estão vivendo despertos nessa vida?
Às vezes eu penso que vou vivendo um dia após o outro... vivendo apenas. E há muito tempo atrás eu criticava essa vida rotineira. Hoje, às vezes num desabafo descompromissado, reclamo que não acontece nada de diferente na minha vida. Mas afinal, eu abro espaço pra que algo diferente aconteça?


2 comentários:

Leonardo Ueda disse...

Seu blog esteve fechado um tempo, não é? Entrei aleatoriamente hoje e ele estava disponível.

Anyway, pego ele pra ler mais no fds e comento os posts! Você sabe que eu gosto dos assuntos que você trata aqui, né?

Eu muito estou bolando uns posts (quase tudo relacionado a games, pra variar), mas puxando pra um lado mais game-nerd-filosófico, haha. Espero que goste! :D Logo eu escrevo. Aliás, acho que vai servir pra esquentar idéias de pesquisa de pós graduação na área que pretendo! ;)

Unknown disse...

Muito boa essa coisa de por em "pauta" suas ideias, ainda mais se vc irá vinculá-la à pós grad.
Thanks for your visit =)
Quando tiver mais tempo, atualizarei aqui novamente rsrsrs...
Um big kiss!