terça-feira, 6 de outubro de 2009

O luxo do filtro solar

Eu fico seriamente preocupada com essa questão de proteger-se do sol. O vídeo, que talvez muitos já tenham visto, diz que 61% dos brasileiros não usam protetor solar. Apesar de alta a taxa, é um fato que não chega a assombrar, até porque, ainda que vivamos num país onde o Sol brilha forte o ano todo, o protetor solar ainda é visto como um artigo de luxo para grande parte da população brasileira.
No meu caso, se me perguntassem se uso protetor solar, diria que às vezes. Agora, com o calor que não quer dar trégua, tenho utilizado nos braços e pernas, até porque meu tipo de pele pede uma prevenção maior. Mas o rosto...
Pois é. O rosto deveria também receber um tratamento, e inclusive especial. Mas meu rosto é oleoso e vira e mexe tenho problemas com acnes. Sei que existem protetores solares oil free, mas estes não têm devidamente funcionado sem deixar meu rosto oleoso. No mercado de luxo, (leia-se marcas caras) claro, existem protetores adequados para meu tipo de pele facial, mas os preços... E digo que sei que são eficientes porque já tive a oportunidade de provar amostras grátis, e UAU!... é uma verdadeira beleza como protegem a pele do sol sem deixar vestígio nenhum de gordura no rosto. Teve uma marca que inclusive controlava a oleosidade, e a pele ficava sequinha o dia todo. Mas infelizmente, essas amostras grátis não têm surgido também nos últimos tempos.
Para ilustrar meu descontentamento, segue abaixo um rol de protetores solares oil free e seus preços médios*.

1) Protetor Solar Episol FPS 45 Oil-Free 120ml -- R$ 67,69

2) Avène Solar FPS 40 Oil Free -- R$ 59,99
3) Vichy Capital Soleil 30 -- R$ 75,70
4) Protetor Solar Facial Super City Block Oil-Free Daily Face Protector FPS 40 4oml -- R$ 83,00
5) Sundown Beauty Facial Pele Mista/Oleosa FPS 32 – R$ 24,20


*Fontes: www.jacotei.com.br/ www.shes.com.br / www.pescapreco.com.br / www.bolsademulher.com.br

O mais em conta é o da Sundown, mas não tenho nenhuma referência que diga que não deixe a pele oleosa. Já para o corpo, não tenho preferência alguma.
Talvez o uso do protetor solar realmente devesse ser de uma preocupação maior para nós. Para aqueles que podem pagar por ele, é fundamental que a pessoa seja bem orientada pelos pais desde criança quanto à importância dos filtros solares. Mas, se os preços cooperassem, talvez essa porcentagem diminuiria. E a pele do meu rosto, claro, agradeceria muito!

Nenhum comentário: