sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mexa-se!

A tecnologia tem ajudado: todo mundo tem um pequeno destaque nos dias de hoje se quiser. Basta um clique e um loading, e pronto, existe um vídeo seu na internet. No geral isso não é ruim. Até discordo de James Ellroy, autor do livro "Dália Negra", que esteve no Flip e criticou os blogs.  Para ele, todo dono de blog se acha um escritor. Eu não creio que todos os blogueiros se vejam como escritores. Eu não sou escritora nem tenho ilusões de que assim possa ser chamada. Sou uma pessoa normal que tem ideias e tem vontade de dividi-las. Nada mais. 
Ok, mas se no geral toda essa parafernália do mundo moderno não é ruim, o que há de ruim? 
O ruim é que algumas pessoas se deixam seduzir por essa aparente exposição pública que ganham internet a fora e, como se isso fosse o mais importante, param no tempo. 
Como assim param no tempo?
O menino posta um vídeo seu no youtube desabafando sobre não sei o quê. Os amigos acabam vendo o vídeo. O vídeo ganha alguns acessos. O menino começa a se inflar só em ego. E então, ele vai querer mais. E o que ele vai fazer para ter mais? Ora, fará só o mais do mesmo. E tem nisso o ponto alto de sua adolescência. 
Por que os jovens hoje não procuram outros tipos de destaque? 
Eu não nego. Adoro ter destaque. Nem sempre é possível, claro. Mas eu gostava de ter destaque no colégio, nos cursos que frequentava. Esse tipo de destaque eu vejo com um destaque saudável. Agora, aparecer um vídeo seu no youtube que só alcança uma fama quase autodestrutiva (nasce para morrer no esquecimento)... não vejo com bons olhos. 
Você pode até pensar: e destaque na escola não é autodestrutivo? Claro, também nasce para cair em completo oblivião. Mas o que eu ganhei com esse destaque ninguém me tira. Ora, eu APRENDI. Eu APREENDI conteúdo. Eu cresci. Eu aderi algo a mim. Dá para entender a diferença?
E essa fama autodestrutiva, fácil de se conquistar, não apenas não acrescenta nada como também não nos permite progredir. É uma fama que não se sustenta, só causa uma depressão enorme no infeliz que acreditava que aquilo era tudo de mais importante que havia. E não é diferente quando as celebridades caem. A fama que não acrescenta nada a você como pessoa humana só pode ser autodestrutiva. A pessoa se deprime quando o mais do mesmo não tem mais graça para ninguém (nem para ele mesmo que começou tudo).
Mas é difícil colocar isso na cabeça de nossos jovens. 
Tudo que posso dizer é: não se esforce para ter 1000 ridículas visualizações no seu vídeo. Isso não vale a pena. Esforce-se para querer ser grande, grande em espírito. Mexa-se! Procure ler com frequencia, ver filmes ricos em conteúdo, aprenda um novo idioma, tenha amigos mais inteligentes que você. 
Tenha o desejo de crescer.
E seja feliz!


Um comentário:

Anônimo disse...

Just Move