segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Onde está a felicidade?

Quem não conhece nosso querido Wally? Onde está Wally foi um dos conjuntos de livros que mais gostei em minha infância. Feito em capa dura, formatação enorme, bastava abrir o livro para sentir que estava abrindo um jogo de tabuleiro, desses que se fecham pela metade para guardar na caixa, feito banco imobiliário, jogo da vida e afins.
Eis uma típica cena do livro.


Consegue encontrá-lo?

Pois bem. Era uma brincadeira um tanto quanto divertida, até porque cada cenário propunha ao leitor achar outros tantos itens inusitados, e o legal era realmente apreciar a riqueza de detalhes da imagem.

Brincar de procurar coisas sempre foi, pelo imaginário do homem, uma das melhores diversões do mundo. Brincamos de esconde esconde, caça ao tesouro e Mãe da rua colorida, por exemplo, porque adoramos procurar coisas. Procurar pessoas, procurar objetos, procurar uma cor.
E por que não falar que estamos todos à procura da felicidade?

Pode ser que nem nos deparemos com isso, mas estamos buscando isso a todo momento. Afinal, não procuramos pessoas interessantes sem uma finalidade. Faz parte do convívio social? Sem dúvidas. Mas porque encontrar alguém com o qual nos identificamos faz bem à nossa pessoa. E não precisa ser nenhum cientista para saber que o que nos faz bem nos proporciona felicidade.
Onde está a felicidade deve ser uma das maiores questões da humanidade. E todo mundo de vez em quando se atreve a respondê-la. 
Ora, a felicidade está em todo lugar, dizem uns.
Outros citam poemas e frases famosas.
Outros tantos preferem se ater à simplicidade: a felicidade está num sorriso.

Difícil adotar só uma vertente e esquecer as demais. Sim, a felicidade está em todo lugar, para aquelees que sabem olhar para o mundo com olhos de criança.
Sim, Drummond tinha razão, nos sábios versos: "a dor é inevitável, o sofrimento é opcional".
Sim, a felicidade está num sorriso, porque ninguém sorri da própria infelicidade. Não sem um mínimo de autossarcasmo.
Sim, a felicidade está nas pequenas coisas da vida.

Portanto, creio que a felicidade está em tudo isso e mais um pouco.


Alguém duvida?

Nenhum comentário: