quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cosmic Tony

Créditos BBC News

Cosmic Tony é uma figura interessante. Criado por Nick Hornby em seu livro "A long way down", que narra  o encontro de 4 pessoas cujo único vínculo subjetivo se deu em razão de estarem no mesmo dia e no mesmo lugar (no topo de um prédio) com a intenção de se suicidarem.
Num encontro nada casual como este pode haver vários desfechos. É claro que, estendendo a conversa e ninguém pulando do prédio, é possível que aos poucos os personagens cheguem a conhecer um ao outro um pouco melhor. Tudo bem, é um "conhecimento" superficial. Mas ainda assim real. Afinal, quando se descobre que a pessoa tinha a intenção de se matar, já se sabe muita coisa a respeito dela.
Uma das personagens, bastante religiosa, numa dessas conversas estendidas, acaba sendo questionada por outro (e aqui eu estou parafraseando o diálogo dos dois com minhas palavras e minha vaga memória):
"Se você pudesse fazer um trato com Deus. Ele dissesse, ok, gostamos muito de você, mas gostaríamos que ficasse na Terra. O que podemos fazer para persuadi-la?"
Ao que ela responde:
"Deus? Se ele em Sua infinita sabedoria em Pessoa dissesse para eu ficar, não precisaria haver nenhum motivo. Eu simplesmente ficaria".
Ele, percebendo que não progrediria muito na conversa se mantivesse Deus metido na história, reformula sua pergunta:
"Ok, não Deus. Digamos, um presidente cósmico, ou primeiro ministro. Tony Blair, alguém que pudesse ajeitar as coisas. Você não pode fazer o que Tony Blair lhe disser, sem pedir nada em troca. E então, o que seria?"
"Ele pode curar Matty?"
"Não, ele só pode ajeitar as coisas".
"Eu gostaria de férias".
"Por Deus, você é uma barganha! Você escolheria viver pelo resto da sua vida por uma semana de férias na Flórida?"
"Faz 19 anos que não tiro férias".
Conversa vai, conversa vem, ele continua:
"Ok. Como seu empresário, eu vou pedir ao Cara que lhe dê férias por um ano. Talvez dois".
"Você não pode fazer isso!" - e então ela viu como estava levando todo aquele papo muito a sério e que um ano era demais.
"Confie em mim. Eu conheço o mercado. Cosmic Tony não vai achar que está pedindo muito. E quê mais?" 
Cosmic Tony. Quem não gostaria de se deparar com um desse tipo e ter as coisas resolvidas? (Levando em conta que Tony ainda estivesse no poder, rs).
E não digo assim para situações extremas como as dos personagens. Para pequenas coisas da vida mesmo.
Eu, sem sair dos limites da ética e da moral, pediria uma bolsa integral de estudos no melhor curso preparatório para concursos públicos. O resto eu faria por minha conta.
E você, o que pediria?

Nenhum comentário: