terça-feira, 7 de maio de 2013

Conectados

Na maioria das vezes as pessoas não se dão conta do quanto são especiais para alguém. Eu tenho muitas pessoas especiais. Algumas por um momento específico que me marcou, outras por uma fase inteira de convivência, que gera o sentimento de consideração, e outras por estarem sempre no dia após dia ao meu lado. Essas últimas quero para a vida toda, é claro. As outras, não necessariamente; o que não retira delas  meu carinho e o desejo de que sigam suas vidas felizes. 
Uma pessoa pode ser especial porque você estava se sentindo deslocado e, mesmo sem se dar conta disso, ela lhe faz companhia por alguns instantes, ou talvez durante toda uma tarde. Não creio ser uma questão de carência. Eu acredito mais no fato de que há pessoas cuja presença nos conforta e que há pessoas com as quais, talvez por puro preconceito, intuição, conhecimento metafísico - chame como quiser -, nunca nos daremos bem. Simples assim: algumas pessoas se conectam por vínculos incompreensíveis ou não. Outras  jamais se conectam, mesmo quando tentam.  
Eu tenho consideração por duas mulheres em minha vida: minhas duas amigas de infância. Embora apenas continue me encontrando com uma delas, o sentimento e as memórias são eternos. Lembranças que, vira e mexe, acabo reconstruindo em minha mente. Não para viver uma nostalgia sem precedentes. Apenas porque recordar também faz parte da busca de nós mesmos. 
E podem até falar mal de algumas pessoas, pelas mais diversas características que lhe puderem ser atribuídas. Se foi cordial comigo num momento que tudo que eu precisava era de cordialidade, tem meu respeito. Simpatia é uma coisa. Cordialidade é muito mais amplo. Simpatia é fácil. Cordialidade requer algo mais elevado no espírito do homem.
E pode ser que aconteça apenas uma única vez daquela forma e nunca mais. Pode ter certeza que eu guardei cá comigo só a melhor parte. Afinal, a vida é muito curta para desavenças e conflitos mal resolvidos. Até porque o ser humano é um paradoxo materializado. E não sou eu quem vai querer fazer ponderação dos valores que cada um tem para si, sobretudo se eles tendem a variar no tempo e no espaço. Eu fico só com os meus. 

Nenhum comentário: