quarta-feira, 5 de junho de 2013

Facebook

O Facebook é um maiores veículos de opinião hoje utilizado no mundo. Cada "like", cada "post", compartilhamento, comentário, reflete uma opinião gerada pelo usuário, ainda que de forma inconsciente e/ou implícita.
De minha parte, acho que expor sua opinião, assim, em rede, se mostra como algo democrático, louvável e inevitável. Para dizer bem a verdade, acho que é um tanto idiota deixar de partilhar aquilo que você entende como valores pessoais só porque nem todo mundo terá a mesma opinião, e - mais idiota ainda - porque nem todo mundo, então, irá gostar de você. E é tão mais egoísta você simplesmente "deletar" a pessoa da sua conta, justamente porque ela tem valores diferentes... 
Cada um tem o direito de expor sua opinião, vedando-se o anonimato, claro, porque toda declaração é capaz de gerar uma repercussão, e se a repercussão for negativa, deve haver meios de se responsabilizar o emissor daquela opinião. A cada um, no entanto, deveria caber o sentimento de tolerância, de empatia. E é isso que falta. Eu não ligo se a pessoa é atéia, budista, católica, evangélica, gnóstica, espírita, que seja. Ela pode não concordar com questões relativas a aborto, transfusão de sangue, dízimo, penitência, coelhinho da páscoa, consumismo, homossexualismo, papai noel ou comédias enlatadas. Isso pouco importa. O que ela não pode é ser intolerante. Pessoas que são ignorantes com aqueles que são diferentes. Pessoas que agridem outras por pensarem diferente. Pessoas que matam outras por serem diferentes. Isso é ser intolerante. 
Não me importo que eu não seja lá muito querida pelas coisas que compartilho ou curto no facebook. Eu não estou fazendo mal a ninguém. E quem tiver que gostar de mim, que seja pela minha sinceridade, pelo meu jeito tímido, pelas piadas sem graça que conto - às vezes politicamente incorretas, é verdade, mas que se dane-, pelo jeito que peço as coisas pedindo "por favor" e dizendo "obrigada", e não porque eu ouço músicas que "matam Deus", porque não me vejo como uma católica de verdade, porque como carne vermelha ou porque sou a favor disso ou daquilo. Não precisa gostar, só respeitar. E e só isso que espero das pessoas, respeito. Gostarem de mim é lucro! 

Nenhum comentário: